Há cerca de 190 mil condomínios no Brasil, sendo 40 mil só na cidade de SP. Em todo o estado de SP há cerca de 6 milhões de moradores e usuários de condomínios.

Não há estatísticas sobre quantos são administrados por síndicos moradores ou terceirizados.

  De acordo com o vice-presidente do Secovi (Sindicato da Habitação), Hubert Gebara, nos últimos anos a procura pela função tem aumentado bastante. “De dez anos para cá o posto de síndico vem sendo cada vez mais procurado, porque hoje em dia nós temos no mercado empreendimentos com até 1.000 unidades, o que requer que o profissional fique o dia inteiro à disposição do condomínio, algo que o morador dificilmente tem condições.”

  O presidente do Seec – ABCD (Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais do ABC), Delfonso Pereira Dias, destaca que na região a procura é maior em duas cidades. “Há maior demanda desse profissional em condomínios em Santo André e São Caetano”, disse.

FORMAÇÃO – Apesar de não ser uma profissão regulamentada, o síndico que tenha uma formação é procurado pelas administradoras de condomínios ou pelos próprios moradores. Os cursos que estão disponíveis no mercado têm duração que varia de um dia até seis meses, podendo ser presencial ou à distância.

  Veja quais as vantagens de escolher o síndico terceirizado. As dicas são da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

  Dentre as desvantagens do síndico morador, está o constrangimento no caso de demissão.

  O despreparo para lidar com situações adversas da administração do condomínio é outra desvantagem do síndico morador.

  Outra desvantagem é deixar a função de síndico de lado por ter de conciliar com outro trabalho.

  Ao síndico morador pode faltar experiência para negociar e fiscalizar fornecedores e prestadores de serviço.

   Outro problema é criar um vínculo emocional com condôminos e funcionários.

  A maior vantagem do síndico terceirizado, segundo a Aabic, é que este apresenta experiência e conhecimentos específicos para exercer a função.

  Outra vantagem do síndico terceirizado é a imparcialidade para resolver conflitos.

 O síndico terceirizado também apresenta a vantagem de ter um relacionamento profissional com moradores e funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *